No final da década de 70, a cultura punk ficou muito associada a essas criações próprias, outros movimentos anti-consumistas também fizeram parte do Do it yourself. O DIY estimula a capacidade de pessoas não-especializadas em um determinado trabalho a aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente julgam capazes.
Para criar estampas para camisetas essas pessoas utilizavam o método da serigrafia ou stencil. A Serigrafia ou Silk-screen é um modo para fazer impressões, utilizam a serigrafia bastante nas roupas para estamparia de camisetas e afins. E você pode fazer em casa.
Na história, antigamente a maioria dos trabalhos que procuravam um tipo de impressão em série eram feitos com o estêncil, utilizado em paredes, tecidos e móveis.

(stencil)
No estencil há um certo limite de criatividade pois é muito difícil conseguir fazer coisas muito detalhadas. Na serigrafia você consegue gravar esses detalhes.

(serigrafia ou silkscreen)
Esses detalhes são obtidos pelo método que a serigrafia funciona. Basicamente a parte onde a luz pega faz secar a tinta e na parte que o desenho ficou (tampando a passagem de luz) , onde é lavado (com a pressão exercida pela água) e sai fazendo com que a tinta passe só por essa parte.
Estampas interessantes:

(g_ _dbye cruel w_rld)

(shit happens)
Com a serigrafia você pode fazer a camiseta que quiser e só você possuirá.
Para você que gosta de criação de estamparia de camisetas a Camiseteria tem concursos para fazer votação com os usuários e quem sabe até lançar sua criação com prêmios.
http://www.camiseteria.com/
No próximo post vou fazer um tutorial e mostrarei os passos para fazer as telas de serigrafia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário